Vencedor do Grande Prémio O JOGO repetiu em Castelo Branco a fuga decisiva e terminou isolado.
Corpo do artigo
José Neves (W52-FC Porto) é o novo campeão nacional de estrada, depois de ter coroado de êxito uma fuga na competição realizada em Castelo Branco.
O natural de Évora cumpriu os 192,2 quilómetros em 4:38.18 horas, com Rui Oliveira (UAE Emirates) a terminar em segundo e Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua) a ser terceiro, ambos a 47 segundos e disputando a medalha de prata ao sprint num pequeno grupo.
A corrida começou a decidir-se a 43 quilómetros da meta final, com a formação de um grupo de 16 corredores na frente. A escapada incluía quatro homens da W52-FC Porto e ganhou uma vantagem decisiva ao pelotão.
O grupo era formado por João Rodrigues, José Neves, Amaro Antunes e Francisco Campos (W52-FC Porto), Fábio Oliveira (Antarte-Feirense), David Livramento e Emanuel Duarte (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO), Daniel Freitas, Gonçalo Carvalho e Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), Iuri Leitão e Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), José Gonçalves (Delko), Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Oliveira (UAE Emirates).
Com os portistas a atacarem à vez, José Neves isolou-se a 21,6 km para a meta, à entrada na última volta. Francisco Campos (W52-FC Porto) seguia então a 47 segundos e os restantes elementos do grupo de fugitivos a 54 segundos. Iuri Leitão, entretanto, perdia o contacto com o grupo da frente.
João Almeida (Deceuninck-Quick Step) e Daniel Mestre (W52-FC Porto) ainda atacaram no pelotão, mas já estavam a 2m55s da frente da corrida.
E José Neves, sendo um dos melhores roladores nacionais, ganhou entretanto 58 segundos ao grupo, que o perseguia sempre encabeçado por Nelson Oliveira (Movistar). A fuga do alentejano durou mesmo até ao fim e valeu-lhe o título.
Neves, de 25 anos, vencera esta época o Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, mas nunca fora campeão em elites. O jovem que regressou esta época à W52-FC Porto, após dois anos em Espanha, já tinha dois títulos nacionais de contrarrelógio em sub-23 e na passada sexta-feira fora terceiro no "crono", mas em elites.
Este é o primeiro título conquistado por um corredor da W52-FC Porto, com Neves a suceder a Rui Costa, um dos ausentes na prova deste ano.