Ponte de Lima substitui Gaia na organização dos Europeus de canoagem
Ponte de Lima vai receber os Europeus de maratonas de canoagem, de 30 de junho a 2 de julho.
Corpo do artigo
Ponte de Lima vai receber os Europeus de maratonas de canoagem, de 30 de junho a 2 de julho, substituindo Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia, que falhou a concretização da sua proposta à federação internacional.
"A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) lamenta este desfecho com Crestuma [Vila Nova de Gaia], mas está convicta de que será possível num futuro próximo organizar de novo um grande evento internacional neste local, o qual tem um papel fulcral na história da modalidade em Portugal", diz a federação.
Em nota publicada no seu website, o organismo refere que a alteração foi consumada "depois de Crestuma não ter conseguido assegurar o mesmo plano de infraestruturas (plano aprovado pelas entidades internacionais), condição que esteve na base da candidatura inicial".
"Depois de ter organizado em 2009 um campeonato do Mundo de grande sucesso desportivo e organizativo, era esperado pelas entidades internacionais que o Clube Náutico de Crestuma e o município estabelecem um novo padrão das condições do local da competição, porém a solução apresentada ficou abaixo das expetativas e dos mínimos já alcançados há mais de sete anos", lamenta a FPC.
Em termos internacionais, Portugal também já recebeu a Taça do Mundo desta especialidade em 2016 em Vila Verde, que será o palco dos Mundiais de 2018.
De forma a manter os Europeus de 2017 em Portugal, a federação apresentou várias alternativas às instâncias internacionais, acabando a escolha por recair em Ponte de Lima, que tem em curso a candidatura para uma Taça do Mundo em 2019 e para os Mundiais de 2021.
"Não sendo um local com histórico de eventos internacionais e mesmo de competições de grande escala de maratona, a FPC está confiante nas condições do rio Lima e organização do Clube Náutico de Ponte de Lima, bem como do empenho no município nesta primeira organização internacional", conclui a federação.