Português equaciona levar o caso a tribunal, pois a ação das autoridades excedeu o previsto na lei
Corpo do artigo
A lei inglesa não prevê a revista de veículos e detenção, mesmo que momentânea, de condutor e/ou passageiros pelo mero facto de a condução ser "suspeita". O caso que envolveu os atletas internacionais Ricardo Dos Santos e Bianca Williams será eventualmente sustentável em tribunal e o português estava hoje a analisar essa possibilidade.
Segundo um comunicado da polícia, "cada operação stop é conduzida de acordo com os seus méritos, à discrição dos agentes envolvidos, tendo em conta vários aspetos, incluindo comportamento e respeito", não tendo existido "preocupação com a conduta" dos agentes envolvidos.
Mas a realidade é que, tendo Ricardo Dos Santos e Bianca Williams sido retirados da carrinha Mercedes e algemados, enquanto o veículo era revistado, isto só poderia acontecer se existisse a suspeita de transportarem drogas ilegais, materiais roubados, armas ou materiais que pudessem ser utilizados para cometer um crime, como um pé de cabra.
Os dois atletas nada tinham de suspeito, pelo que o procedimento foi possivelmente abusivo, faltando provar a justificação das autoridades, de "aumento de crimes violentos na zona".
12368264