Polícia britânica acusada de racismo durante a revista ao carro de atleta do Benfica
Atleta do Benfica e a mulher queixam-se da forma como as autoridades agiram numa operação de revista ao carro e estas negam racismo
Corpo do artigo
A polícia britânica garante ter cumprido as regras durante uma operação de revista, ao automóvel onde seguia o atleta português Ricardo dos Santos e a família, apesar das queixas de racismo.
"Cada operação stop é conduzida de acordo com os seus méritos, à discrição dos agentes envolvidos, tendo em conta vários aspetos, incluindo comportamento e respeito", disse a polícia, num comunicado.
Segundo a polícia, responsáveis pelo cumprimento visionaram vídeos partilhados nas redes sociais e as imagens recolhidas pelas câmaras que os agentes tinham nas fardas e concluíram "não existir preocupação com a conduta" dos polícias envolvidos.
Ricardo dos Santos circulava de carro na capital britânica com a mulher, Bianca Williams, e um filho recém-nascido, quando foi mandado parar, mas disse que continuou mais alguns metros até junto à residência.
Um vídeo filmado pelo telemóvel de Bianca Williams, ela também atleta (na história do atletismo britânico é a quinta melhor atleta feminina nos 200 metros), mostra os polícias a rodear o carro, armados com bastões e um martelo para partir a janela e a puxar o casal com violência para fora do carro e a decretar ordem de prisão.
Os dois foram algemados e detidos durante 45 minutos antes de serem libertados.
Segundo Bianca Williams, especialista dos 200 metros, Ricardo dos Santos já foi parado cerca de 15 vezes desde que adquiriu um carro de marca Mercedes.
"É sempre a mesma coisa com o Ricardo. Eles pensam que ele está a conduzir um carro roubado, ou que esteve a fumar canábis. É discriminação racial. A forma como falaram com o Ricardo, como se ele fosse ralé, tivesse feito alguma coisa mal, foi chocante", disse a mulher ao jornal Sunday Times.
O atleta português de 25 anos, recordista nacional dos 400 metros, representa o Benfica e vive em Londres com Bianca Williams, de 26 anos, sendo ambos treinados pelo antigo campeão britânico Linford Christie.
12368264