A Câmara Municipal de Paris assinou hoje um acordo com a Federação Mundial de Taekwondo e com a Fundação Humanitária de Taekwondo (THF) para oferecer apoio aos refugiados através desse desporto.
Corpo do artigo
O documento detalha que a cidade vai trabalhar com essas entidades para ajudar os refugiados a serem ativos através da prática dessa modalidade e para facilitar a sua integração nas novas comunidades.
Apesar do anúncio oficial ter sido feito hoje, o acordo começou a ser posto em prática em novembro, com a apresentação sobre o descobrimento do taekwondo no centro de ajuda humanitária aberto na capital francesa, por onde terão passado mais de 4.500 refugiados.
Segundo o comunicado, a iniciativa está ligada à candidatura de Paris para receber os Jogos Olímpicos de 2024, durante os quais a cidade pretende gerir a crise de refugiados recorrendo ao desporto e aos eventos desportivos.
"Queremos mostrar às pessoas que estamos preparados para partilhar a nossa cidade com toda a gente, independentemente de onde sejam", assinalou o copresidente da candidatura olímpica parisiense, Tony Estanguet, para quem o desporto "pode ser uma ferramenta poderosa para oferecer esperança".
A presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, destacou que, ao trabalhar em projetos deste tipo, é possível "impulsionar o poder dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para criar uma mudança positiva e real na sociedade".