Gigante português foi titular na noite de abertura de Boston na NBA, justificando a aposta com números sólidos
Corpo do artigo
Leia também Portugal mais longe dos Países Baixos no ranking da UEFA
A colocar Portugal no mapa da NBA, que esta época tem 135 jogadores internacionais, Neemias Queta teve uma estreia auspiciosa na quinta temporada na liga norte-americana, a terceira ao serviço de Boston. Na noite de abertura de 2025/26 dos verdes, o internacional português alinhou de início contra Philadelphia no TD Garden, fazendo valer a sua presença perante a estrela Joel Embiid, que não jogava desde fevereiro e teve uma exibição apagada pelos 76ers (um lançamento de campo em nove).
"O Neemias tem tudo para ser bom para nós e fez coisas realmente boas. Os padrões são elevados, mas ele respondeu à chamada. Só tem de continuar a melhorar", expressou o treinador Joe Mazzulla.
Na sétima titularidade da carreira, o basquetebolista do Vale da Amoreira fez o primeiro cesto da temporada dos Celtics, decorridos apenas 17 segundos, aumentando a contagem pouco depois. Como prometeu exigência com o poste luso, o técnico retirou-o antes de se cumprirem três minutos de jogo para dar lugar a Xavier Tillman. Assim, com tempo reduzido também no segundo quarto, os melhores momentos de Neemy ficaram guardados para depois do intervalo, com afundanços e bandejas à mistura, terminando com 17 pontos em 25 minutos (sete em oito nos lançamentos de campo). Ainda ganhou oito ressaltos (máximo da equipa), saindo a 1m42s do fim, excluído por faltas. No final da primeira parte, já tinha três, sendo essa gestão um dos aspetos a melhorar. Tillman (4pts, 7res) e Chris Boucher (6pts, 4 res) foram segundos jogadores interiores mais utilizados (16 minutos), ficando Luka Garza limitado a seis.
Para o arranque ser perfeito só faltou o triunfo. O rookie VJ Edgecombe estreou-se com 34 pontos, incluindo os dois lances-livres finais, Payton Pritchard falhou dois lançamentos consecutivos e Boston perdeu pela diferença mínima (116-117).

