Campeões nacionais venceram na reedição da última final do play-off.
Corpo do artigo
Oliveirense bateu este domingo o FC Porto, no Dragão Caixa, por 82-96, no fecho da sexta jornada da Liga Portuguesa.
Os campeões nacionais mantêm assim o seu registo perfeito no campeonato com seis triunfos no mesmo número de partidas, liderando com o Benfica que ainda não perdeu.
Assim, na próxima jornada, haverá duelo de líderes na Luz, pois encontram-se Oliveirense e Benfica. Por seu turno, os dragões somam a quarta derrota seguida a nível interno.
Na reedição da última final do play-off, a formação de Oliveira de Azeméis assumiu as rédeas do encontro a partir do segundo período, durante o qual marcou 29 pontos, muito graças ao acerto para lá da linha de três pontos (seis triplos em 10 minutos).
Com um grande suporte vindo do banco - João Guerreiro, João Balseiro e André Bessa foram os suplentes em destaque -, os comandados de Norberto Alves chegaram a estar na frente por 14 pontos.
Os azuis e brancos ainda encurtaram distâncias, com um triplo de António Monteiro ao som da buzina do final do terceiro período a colocar ainda tudo em aberto (64-68).
No derradeiro quarto, a Oliveirense perdeu duas figuras do jogo interior (Eric Coleman e, mais tarde, Marko Loncovic) por exclusão de faltas, mas outros nomes apareceram para ajudar a decidir. Foi o caso de Travante Williams, o MVP da partida, com 26 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e quatro roubos de bola. Pelo FC Porto destacou-se Will Sheehey (24 pontos e nove ressaltos).
Com este resultado, a Oliveirense soma 21 vitórias consecutivas para a Liga Portuguesa, contabilizando a época passada. Contra os portistas, venceram os últimos oito confrontos.
Resultados - 6.ª Jornada
CAB Madeira-Benfica, 69-89
Ovarense-Esgueira, 77-85
Imortal-V. Guimarães, 78-71
Terceira Basket-Illiabum, 82-78
Lusitânia-Galitos Barreiro, 76-65
FC Porto-Oliveirense, 82-96
Classificação
1.º Oliveirense, 6 jogos-12 pontos
2.º Benfica, 6-12
3.º Esgueira, 6-10
4.º Lusitânia, 6-9
5.º Ovarense, 6-9
6.º Terceira, 6-9
7.º V. Guimarães, 6-9
8.º FC Porto, 6-8
9.º Imortal, 6-8
10.º Illiabum, 6-7
11.º Galitos Barreiro, 5-6
12.º CAB Madeira, 5-6