A Oliveirense junta-se assim ao Sporting, Benfica e FC Porto nos quartos de final.
Corpo do artigo
A Oliveirense apurou-se este sábado para os quartos de final da Liga europeia, juntando-se ao Sporting, Benfica e FC Porto e completando o pleno português nas oito melhores equipas em competição.
Última das equipas lusas a qualificar-se, a vitória por 6-5 frente aos italianos do Follonica, na derradeira jornada do grupo B, permite à Oliveirense marcar um duelo nacional com o Benfica, nos quartos da prova, em que também estão Sporting e FC Porto.
Num jogo renhido, os portugueses conseguiram o apuramento graças a boas exibições de Marc Torra, com dois golos, mas também aos tentos de Ricardo Barreiros, Jorge Silva, Xavier Barroso e Pablo Cancela.
Por seu lado, as águias encerraram a poule D com uma goleada, batendo por 10-2 o Montreux, com Miguel Rocha a apontar quatro golos e Ordóñez três, além de tentos de Valter Neves, Carlos Nicolia e Vieirinha, com a liderança do grupo garantida.
Antes, os leões golearam em casa os alemães do Germania Herrigen, por 10-2, mesmo jogando sem os habituais titulares, substituídos por vários jovens da formação, sendo que os campeões nacionais vão defrontar os italianos do Lodi nos quartos de final.
Num jogo em que os lisboetas não sentiram dificuldades no Pavilhão João Rocha, três golos de Vítor Hugo, dois de João Pereira, dois de Toni Pérez, dois de Caio e um de Raúl Martin ditaram a goleada na partida.
No grupo B, de onde saiu o adversário dos 'verdes e brancos', o vencedor da 'poule' foi o FC Porto, que encerrou a fase com uma vitória por 6-3 sobre os catalães do Reus, que ficam pelo caminho, apesar de terem entrado na última jornada no segundo posto.
Os 'dragões', que venceram com tentos de Hélder Nunes (três), Gonçalo Alves (dois) e Rafa Costa, vão defrontar nos quartos de final os italianos do Forte dei Marmi, procurando seguir em frente para, pelo menos, igualar a prestação de 2017/18, em que saíram derrotados da final, frente ao FC Barcelona.
Nos 'culés', que também se qualificaram e vão defrontar o Noia na próxima fase, o português João Rodrigues sagrou-se melhor marcador da fase de grupos, com 14 golos, quatro deles na última partida, frente ao Quévert (7-2).
A primeira mão dos quartos de final está prevista para 23 de março, com o segundo jogo agendado para 06 de abril, enquanto a 'final four' do torneio ocorrerá a 11 e 12 de maio.