Oitavo Grande Prémio de F1 adiado e Mundial não começa antes de 14 de junho
Edição deste ano não começará antes de 14 de junho, data prevista para o GP do Canadá, em Montreal.
Corpo do artigo
O Grande Prémio do Azerbaijão, que deveria disputar-se no dia 7 de junho, em Baku, foi adiado para uma data a indicar posteriormente, anunciaram esta segunda-feira os organizadores daquela que deveria ser a primeira prova do Campeonato do Mundo.
"É uma consequência direta da pandemia mundial da Covid-19 e a decisão baseia-se inteiramente nos pareceres dos peritos que nos foram fornecidos pelas autoridades competentes", sublinharam os organizadores, em comunicado.
Esta é a oitava prova do Mundial de Fórmula 1 a ser adiada ou cancelada devido ao novo coronavírus, pelo que a edição deste ano do Campeonato não começará antes de 14 de junho, data prevista para o GP do Canadá, em Montreal.
Contudo, as restrições governamentais que estão a ser impostas naquele país da América do Norte podem fazer perigar também esta prova.
Recorde-se que o GP da Austrália, primeira ronda do calendário, foi cancelado no dia em que deveriam desenrolar-se os treinos livres. China, Bahrain, Vietname, Países Baixos e Espanha também adiaram as suas provas para datas posteriores, enquanto o Mónaco cancelou definitivamente o seu histórico Grande Prémio.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Em Portugal, há 23 mortes e 2060 infeções confirmadas. O país está em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril.