Em 2015, o australiano Ryan Williams, então com 20 anos, tornou-se no primeiro atleta a concluir com sucesso um Triple Front Flip numa bicicleta BMX
Corpo do artigo
Leia também Quenda e Mora nos mais valiosos que ainda não se estrearam pela seleção
Há momentos que mudam para sempre a história de um desporto e o dia 30 de setembro de 2015 é um deles no mundo do BMX freestyle. Foi nesse dia, no Pastranaland, o lendário parque de Travis Pastrana, nos Estados Unidos, que o australiano Ryan Williams, então com 20 anos, se tornou no primeiro atleta a concluir com sucesso um Triple Front Flip numa bicicleta BMX.
Antes de se lançar rampa abaixo, o membro do Nitro Circus dedicou o salto ao amigo Erik Roner, falecido dias antes num trágico acidente de paraquedismo. "This one"s for you, Roner", gritou R-Willy, antes de executar o que parecia impossível. Depois de várias tentativas falhadas e de algumas quedas partilhadas com o Andrew "Mini" Ahumada, o australiano conseguiu rodar três voltas completas para a frente, aterrar com firmeza e escrever o seu nome na história. Faz agora 10 anos.
A rampa era dois metros mais alta do que o habitual, o que lhe permitiu atingir mais de 15 metros de altura - espaço suficiente para desafiar as leis da física e provar que a mistura de talento, preparação e loucura pode resultar em algo lendário.
Passados dez anos, ninguém voltou a repetir o feito, pelo menos de forma verificada. Enquanto outros já conseguiram quatro rotações em backflips, o Triple Front Flip de Ryan Williams, feito para a frente e sem rede, continua a ser único e intocável, um salto que simboliza tudo o que o BMX tem de mais ousado e inspirador.
Um feito com 10 anos
Passados dez anos, ninguém voltou a repetir o feito - pelo menos de forma verificada - alcançado por Ryan Williams a 30 de setembro de 2015