Sandro Dias desceu do edifício, em Porto Alegre, para bater dois recordes mundiais: a descida mais alta e a maior velocidade numa rampa de skate
Corpo do artigo
O skater profissional brasileiro Sandro Dias voltou a desafiar a lógica e entrou para a história do desporto ao bater dois recordes do Guinness World Records, depois de descer de skate um edifício de 22 andares em Porto Alegre, no sul do Brasil. O projeto, batizado Red Bull Building Drop, levou o atleta de 50 anos a atingir 103 km/hora numa descida vertiginosa de 70 metros de altura e 60 metros de desnível, transformando o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) na lendária "Rampa de Skate Suprema", uma espécie de fantasia urbana que durante anos, alimentou memes, histórias e um vídeo manipulado mostrando um skater a descer o edifício. Até agora, era apenas uma lenda urbana. "Nunca desistam dos vossos sonhos. Este é um sonho com mais de 13 anos que acabámos de concretizar, ultrapassando limites", afirmou Sandro Dias após a descida final, que durou apenas oito segundos.
O feito foi o culminar de dez meses de preparação rigorosa, com treinos que começaram em janeiro de 2025. Sandro Dias submeteu-se a treinos de força G e testes de velocidade, treinando com um colete de 40 quilos numa mega rampa modificada e realizando testes em pistas de aeroportos, onde chegou a atingir 136 km/hora. Durante o Red Bull Building Drop, o brasileiro suportou uma força G máxima de 3,9g, o equivalente a cerca de 280 quilos de pressão exercida pelo chão na fase mais intensa da descida. Durante o evento, foi assistido por uma equipa especializada, utilizou arnês e cordas de rappel para aceder às plataformas e contou com 1 800 cubos de espuma e barreiras infláveis no final da rampa para garantir a segurança.