
Geraint Thomas
INEOS
É o novo diretor de corrida da INEOS
Leia também Cinco arguidos após buscas à casa de Fernando Madureira e elementos dos Super Dragões
O galês Geraint Thomas é o novo diretor de corrida da INEOS, anunciou a equipa britânica, que o vencedor do Tour'2018 representou durante 16 temporadas como ciclista.
Em comunicado, a formação britânica explicou que Thomas irá trabalhar "em estreita colaboração com Sir Dave Brailsford, com o diretor de desempenho Scott Drawer e com o restante grupo de gestão", contribuindo com a sua experiência em estratégia, recrutamento, desenvolvimento e preparação das competições.
Geraint Thomas terminou a carreira no início de setembro, após a última etapa da Volta à Grã-Bretanha, disputada em Cardiff, a sua cidade natal.
Campeão olímpico de pista em Pequim'2008 e Londres'2012, Thomas cumpriu toda a carreira de estrada na formação Sky, que mais tarde se tornou INEOS, ajudando Bradley Wiggins e Chris Froome a vencer o Tour, que, depois, conquistaria, como líder da equipa, em 2018. "Esta equipa tem sido a minha casa desde o primeiro dia e assumir esta nova função parece-me um passo natural. Aprendi muito com as pessoas à minha volta, sejam colegas de equipa ou dirigentes, e quero construir o futuro a partir dos nossos sucessos do passado", afirmou o antigo ciclista.
Após ter dominado grande parte da década de 2010, a INEOS perdeu protagonismo nas últimas épocas para formações como a UAE Emirates ou a Visma-Lease a Bike, mas mantém-se uma das potências do ciclismo atual. Para as próximas temporadas, a equipa já assegurou os reforços dos franceses Kévin Vauquelin e Dorian Godon.
Segundo a INEOS, a nomeação de Thomas "reflete o compromisso de longo prazo com a promoção de talento interno, aproveitando o seu vasto conhecimento".
Único galês a vencer a Volta a França, "G" foi também segundo na prova francesa em 2019 e terceiro em 2022. O vice-campeão do Giro'2023 sublinhou que pretende "ajudar a próxima geração a progredir e voltar a colocar a equipa na luta pelas grandes voltas".
"Os Grenadiers continuarão a competir com determinação, humildade e compromisso com a excelência, e estou entusiasmado por ajudar a construir esse futuro", concluiu Thomas.

