
Andrés Iniesta
EPA
Empresa do ex-futebolista registou a formação como NSN, de filiação suíça, tendo já 28 corredores e sem patrocínios polémicos. Biniam Girmay é esperado como novo líder na estrada
Corpo do artigo
Leia também Líder da claque Diabos Vermelhos terá sido encontrado morto junto ao Estádio da Luz
Andrés Iniesta, glória do Barcelona e da seleção espanhola, vai entrar no ciclismo pela porta grande, pois uma sua empresa, a Never Say Never ("nunca digas nunca"), adquiriu a Israel-Premier Tech, que inscreveu como suíça e será na próxima época promovida ao World Tour, com a designação NSN Cycling Team. Um dos habituais parceiros da empresa, que organiza espetáculos, jogos de futebol e produz programas de televisão, é o ator Johnny Depp, pelo que poderão ser duas as celebridades no pelotão.
"A NSN é uma equipa suíça com estrutura e base em Espanha, em Barcelona e Girona, e a aquisição da sua licença representa um compromisso para reforçar uma organização com cerca de 170 pessoas e que tem presença garantida no Tour, Giro e Vuelta dos próximos três anos", explicou a empresa de Iniesta, que a fundou há sete anos, com Joel Borràs, embora só tenha deixado de jogar em 2024. A equipa terá ainda verbas da Stoneweg, plataforma de investimento suíço-espanhola.
A entrada de celebridades encerrará de vez a polémica com uma equipa que terminou a época vetada na maioria das corridas, depois de as manifestações pró-Palestina terem afetado ou anulado etapas da Volta a Espanha. Sylvan Adams, o bilionário canadiano que era co-proprietário já tinha saído, assim como os patrocinadores Premier Tech e Factor, este fornecedor de bicicletas.
Restava todo o staff e 23 dos 32 ciclistas, já com baixas importantes como Derek Gee, que se recusara a representar a equipa, e Matthew Riccitello, quinto na Vuelta e transferido para a Decathlon. Os veteranos Michael Woods e Jakob Fuglsang retiraram-se e Chris Froome, em fim de contrato, está desempregado. A equipa já terá um pré-acordo com Biniam Girmay, sprinter eritreu que deixou a Intermarché e será a maior figura.

