Giannis fala de futebol a O JOGO: "Portugal foi em França como a Grécia em 2004"
Com Giannis Antetokounmpo, estrela dos Milwaukee Bucks, da NBA, é fácil falar de futebol. Entrou-lhe nos genes ainda antes do basquetebol.
Corpo do artigo
Giannis Antetokounmpo esteve no verão passado em Lisboa e Cascais, numa ação publicitária, e confessou que quando está na Europa aproveita para ver futebol, que jogou quando era mais novo. E admira Cristiano Ronaldo
Há vídeos na internet em que aparece a jogar à bola no centro de treinos dos Bucks e fotos com o seu pai em que vestia a camisola do Olympiacos. O futebol foi o primeiro amor?
-Claro, cresci na Grécia, num país louco por futebol, e numa família vinda da Nigéria, também louca por futebol. Por isso, quando era miúdo nem pude escolher [risos]. De vez em quando ia ao estádio, com o meu pai e o meu irmão, e gostava da loucura dos adeptos. Depois descobri o basquetebol, em que a paixão também é intensa. Na Grécia, as pessoas são muito apaixonadas por diferentes modalidades. Quando era mais novo, gostava de ver a seleção e os Eagles da Nigéria. Ainda tento ver uns jogos, mas só dá no verão, quando regresso à Europa.
Como viveu a conquista da Grécia no Euro"2004... em Portugal?
-Sabia que essa pergunta ia chegar [risos]. Fiquei muito feliz, foi único na história do desporto grego. Ainda é. Ninguém falava daquela seleção e alcançaram algo enorme, foram guerreiros e fizeram história. Portugal saiu derrotado, mas fiquei feliz por terem ganho o Euro"2016. Foi quase o mesmo cenário! Ninguém acreditava que Portugal podia ganhar em França, mas ganhou. As imagens do Cristiano Ronaldo a chorar e depois no banco a dar instruções aos companheiros... Foi incrível. Ele e Portugal mereceram. Ronaldo mostrou, mais uma vez, que é um grande campeão e capitão.
Que pensa sobre ele?
-É um campeão além fronteiras, uma inspiração enorme para os atletas e jovens do mundo. É uma estrela única na história do desporto português. Mais do que um futebolista, é uma estrela, tem uma influência e um impacto enormes fora de campo. O Cristiano Ronaldo ajuda a juventude portuguesa a acreditar mais no seu potencial. Tem sucesso como atleta, mas também é um homem de negócios.
Tem algum favorito no Mundial de futebol?
-Quero ver espetáculo! Não se pode prever quem vai ganhar, há muitas equipas com possibilidades. Espanha, Alemanha, Brasil, Argentina, Inglaterra, França, Portugal... Várias podem sagrar-se campeãs. Se Cristiano Ronaldo marcar na final e ajudar Portugal a conquistar o Mundial, será algo enorme, depois de ter ganho o Euro"2016. Portugal tem potencial e sinto que o título será para uma seleção europeia.