Novo recorde em perspetiva na Nazaré: "Se a onda te apanha, acaba a tua vida"

Rodrigo Coxa surfa onda gigante na Nazaré
Instagram/@rennanchaves_ @iancorocha @thoseyellowshoes @kaiquephoto
O brasileiro Rodrigo Coxa, que já foi detentor do recorde de maior onda surfada de sempre, entre 2017 e 2022, voltou a surfar uma onda gigantesca na Nazaré na sexta-feira e acredita que poderá recuperar esse título
Leia também Sérgio Conceição: "Matriculei-me na universidade aos 51 anos, estou a fazer um mestrado"
Rodrigo Coxa, surfista brasileiro que já foi detentor do recorde do Guinness de maior onda surfada de sempre (24,4 metros), que conseguiu na Nazaré em 2017, até ser ultrapassado pelo alemão Sebastian Steudtner (26,21) em 2022, voltou a surfar uma onda gigantesca na sexta-feira e acredita que poderá recuperar esse título.
Após ter surfado o "monstro", o experiente "big rider", de 46 anos, admitiu ao Globo Esporte que temeu pela vida e estimou que esta onda vá ter uma altura oficial entre os 27 e 28 metros.
"Eu fiquei em choque de verdade, com medo. Se esta onda te apanha, acaba com a tua temporada, com a tua vida. Eu conheço muito a Nazaré, tenho 13 anos de Nazaré e é uma onda muito arriscada. Quando eu consegui entrar para dentro, tentei entubar em cima, vi que deu uma baforada enorme, saí a explodir e não entendi nada. A cada imagem nova que chega da minha onda, fico mais confiante com a possibilidade de um novo recorde. Foi uma onda muito especial, eu fiquei a vibrar. Todos os que estavam no canal, como os fotógrafos e os cinegrafistas, gritaram, berraram e comemoraram como se fosse um golo de futebol. Isso para mim não tem preço, é incrível, é um golo de Mundial", reagiu.
"Vários 'big riders' lendários fazem parte do grupo que passou a avaliar as ondas de novo. A minha onda deve ser homologada no próximo evento do Big Wave Challenge, em 2026, provavelmente em setembro. Eu sou uma pessoa muito realizada, já consegui em vida um recorde. Hoje vivo esse amor e essa essência de continuar a surfar, fazendo o que amo. Eu tenho uma equipa muito capacitada e sei que se eu estiver no lugar certo, eu vou apanhar a maior onda. O meu trabalho sempre foi focado em apanhar a maior onda do ano. Acho que estou como favorito este ano. A temporada ainda não acabou, teremos ainda janeiro e fevereiro com ondas enormes. Mas, neste momento, eu sou o favorito", completou Coxa.
Veja a onda em questão:

