Nove dos 10 atletas portugueses que competiram esta sexta-feira na primeira jornada do Campeonato da Europa de Equipas, em Vaasa, na Finlândia, passaram à final das suas respetivas provas.
Corpo do artigo
Num primeiro dia destinado às eliminatórias das corridas em pistas individuais, a seleção nacional apresentou-se a um bom nível.
Nos 110 metros barreiras, Hélio Vaz foi segundo classificado na primeira eliminatória com 14.51 segundos, qualificando-se para a final de domingo.
Nos 100 metros barreiras femininas, Lecabela Quaresma foi quarta classificada na segunda eliminatória registando 14.05 segundos, marca que lhe dá a nona posição, sem aceso à final de domingo e garantindo 4 pontos para Portugal.
Nos 100 metros masculinos, Diogo Antunes controlou a corrida e foi terceiro na sua eliminatória com 10.72 segundos, seguindo para a final da prova que se disputa no sábado.
Em femininos, Lorene Bazolo venceu fácil a sua eliminatória em 11.72 segundos, assistindo antes à desclassificação por falsa partida da grande favorita à vitória final, a búlgara Ivet Lalova-Collio.
Nos 200 metros, tanto David Lima em masculinos como Lorene Bazolo em femininos venceram as suas eliminatórias, tendo David Lima igualado a sua melhor marca esta temporada, correndo em 20.67 segundos.
Pouco mais de 30 minutos depois de se ter qualificado nos 100 metros, Lorene Bazolo foi a mais rápida nas eliminatórias dos 200 metros, vencendo a segunda eliminatória com 23.62 segundos.
Nos 400 metros, Ricardo dos Santos foi quarto classificado na primeira corrida da a eliminatória com 47.36 segundos, ainda assim a garantir um lugar por tempo na final.
Em femininos, Cátia Azevedo venceu a segunda das corridas da ronda inaugural, registando 53.23 segundos, mais 11 centésimos que a vencedora da primeira corrida, a suíça Léa Sprunger.
A fechar a primeira jornada, Diogo Mestre apurou-se para a final dos 400 metros barreiras ao ser quarto classificado na segunda eliminatória com 52.00 segundos e Vera Barbosa venceu a segunda corrida em femininos com o tempo de 56.94 segundos, o seu melhor registo na corrente temporada.
A primeira jornada destinada a eliminatórias não tem classificação coletiva provisória.