Português que pode ser campeão da NBA na próxima madrugada fez revelações curiosas sobre os Boston Celtics, que analisam os passes do futebol
Corpo do artigo
Na véspera do jogo que pode fazer dele um histórico campeão da NBA (Dallas-Boston, 1h30 da próxima madrugada), Neemias Queta deu uma curiosa entrevista à ESPN brasileira. Vale a pena ler as melhores partes
Portugueses e brasileiros em Boston: "Exato. Tenho alguns amigos portugueses e brasileiros, aqui estou bem. Obrigado por me receberem."
O primeiro jogador português draftado, o primeiro jogar na NBA, em 2021, o primeiro a jogar nos play-offs, o primeiro na final: "É muito importante para mim poder carregar o nome de Portugal e a bandeira, estar aqui, neste palco, ser um dos pioneiros da modalidade para o nosso país. É algo que não levo levemente. É uma experiência bastante enriquecedora para mim."
Boston está a ganhar por 3-0 e nunca na história essa diferença foi revertida. Título da NBA está perto: "Estamos muito perto de ganhar e isso tem vindo a ser enfatizado pelo Joe [Mazzulla]. Não podemos deixar que estar perto da meta nos leve a jogar de maneira diferente. Sabemos que temos vindo a fazer um bom trabalho, ganhamos bem os três jogos, mas sabemos que temos ainda muito a melhorar. Não fizemos ainda o nosso melhor jogo e eles vão aparecer com ainda mais energia. É saber lidar com isso."
Joe Mazzulla gosta de futebol: "Ele gosta de mostrar muitos desportos. Houve vídeos em que mostrou ténis, outros em que mostrou boxe, já mostrou futebol, mas é tudo à base do contexto. Por exemplo, agora tem vindo a mostrar mais vídeos de lutas, para explicar que quanto mais perto estás de ganhar, tens de dar um KO, pois também estás mais perto de levares tu o próprio KO. No futebol, ele gosta de mostrar vídeos sobre como o Manchester City joga, como passam a bola, como gostam de jogar rápido, fazer a bola mover de um lado para o outro e de chegar ao golo como equipa. Acho que conseguimos todos perceber o que ele quer para nós e temos vindo a fazer isso muito bem."
Tentou jogar futebol: "Tentei, quando era pequenino, aos 8 ou 10 anos. Joguei a vida toda com os rapazes da rua, mas tentei jogar futebol no clube e não deu certo."
Campeão da NBA é campeão do mundo? "Acho que sim, pode-se dizer que sim, mas também não é tecnicamente verdade. Acho que é a equipa com mais talento, mas isso é uma questão de opiniões."
Um ídolo: "O Carlos Andrade, que jogou comigo um ano no Benfica. Desde menino sempre gostei de o ver jogar eaté usei o número 23 no Benfica, na equipa B, por causa dele."
Uma equipa em Portugal: "Barreirense."
No Brasil: "Palmeiras."
Jogador de futebol preferido: "Cristiano Ronaldo ou Bernardo Silva."
Treinador de futebol preferido: "José Mourinho ou Ancelotti."
TD Garden ou Estádio da Luz: "Eu nunca joguei no Estádio da Luz, por isso vou pelo TD Garden."