Neemias Queta: "Quanto mais sou testado e desafiado, mais o jogo se torna fácil para mim"
Apesar de ter a oposição de Jarrett Allen e Evan Mobley, internacional luso, em dupla com Josh Minott, ajudou os Celtics a arrasar na luta das tabelas, o que faltara nos três primeiros jogos da temporada.
Corpo do artigo
Começando de início pela quinta vez na presente temporada, Neemias Queta voltou a corresponder à chamada, ajudando no segundo triunfo consecutivo dos Celtics, que abriram a época com 0-3. No duelo entre as duas melhores equipas de Este na fase regular de 2024/25, os verdes bateram Cleveland por 125-105, com o terceiro duplo-duplo da carreira do internacional português, que teve pela frente Jarrett Allen e Evan Mobley, eleito Defensor do Ano em 2025.
Apesar da forte oposição, o gigante do Vale da Amoreira passou a fasquia dos 500 pontos marcados por Boston com dez (totaliza 509) e capturou 13 ressaltos, um máximo de carreira, acima dos 12 registados contra os LA Clippers, a 23 de dezembro de 2023. Com 26 minutos de utilização, o poste luso ainda acrescentou três assistências e três roubos de bola, acabando com o melhor índice plus/minus (mede o impacto de um jogador quando este está em campo), com +25. A combinação de Queta com o colega Josh Minott rendeu 27 ressaltos - o jamaicano-americano também fixou um novo máximo pessoal -, acima dos 17 ganhos por Mobley/Allen, pelo que os anfitriões acabaram por superar os Cavs na luta das tabelas (53 capturas contra 42), tal como sucedera na visita a New Orleans (54 ressaltos contra 35 dos Pelicans).
Nos três primeiros jogos da época, os verdes tinham sido a segunda pior equipa neste item estatístico (39 de média), o que ajuda a explicar a viragem, com influência direta de Neemy, cada vez mais acostumado ao crescente protagonismo.
"Gosto de ser treinado com rigor, que exijam de mim coisas que não estou habituado. Quanto mais sou testado e desafiado, mais o jogo se torna fácil para mim", declarou.
Autor de 30 pontos contra Cleveland, incluindo 13 seguidos durante o parcial de 20-3 que Boston aplicou no final da primeira parte para se distanciar, Jaylen Brown também destacou o impacto positivo de Queta. "Tem trabalhado nisso o tempo todo, nos bloqueios, a ler como a defesa está a marcar, a sair rápido. Está a aprender e a evoluir. Tem feito bem os bloqueios e um grande jogo de ressaltos. Estou ansioso por tentar criar algumas oportunidades fáceis para ele", expressou a estrela dos Celtics.
Leia também Dirigente turco furioso com árbitros apostadores: "Quem manchar a honra, jamais voltará a participar"

