Será a venda mais cara de uma equipa na história do desporto mundial
Corpo do artigo
A NBA aprovou esta quinta-feira o negócio de venta dos Los Angeles Lakers ao empresário Mark Walter, CEO da TWG Global. Será a venda mais cara de uma equipa na história do desporto mundial.
O negócio, avaliado em 10 mil milhões de dólares (8,7 mil milhões de euros) prevê a compra da maioria das ações da família Buss, dona dos Lakers desde 1979. Jeannie Buss será administradora da franquia durante um período de transição de cinco anos.
A família Buss vai continuar com 15% do capital, uma posição que agora será minoritária. O milionário Mark Walter já tinha uma posição menor no capital da formação da NBA, de 21%, desde 2021, e agora assume o controlo, juntando o basquetebol masculino ao feminino (controla os LA Sparks, da WNBA) e ao basebol (é dono dos LA Dodgers). Tem também participação numa das empresas acionistas do Chelsea e da equipa de Fórmula 1 Cadillac, que se estreia em 2026.
De referir que Jerry Buss, falecido em 2013, comprou os LA Lakers em 1979, por 67,5 milhões de dólares, num pacote que incluiu os Los Angeles Kings da NHL e o antigo estádio Los Angeles Forum. Os Lakers venceram 11 dos 17 aneis de campeões na gestão da família Buss.
The NBA Board of Governors has unanimously approved the sale of the majority interest in the Los Angeles Lakers to Mark Walter. pic.twitter.com/6YKmyvHDx5
- NBA Communications (@NBAPR) October 30, 2025

