Comissário da NBA pretende criar NBA Europe já para a temporada 2026/27
Corpo do artigo
O comissário da NBA, Adam Silver, tenciona criar o torneio NBA Europe já para a época 2026/27. Silver esteve presente no Parque dos Príncipes, em janeiro, para acompanhar a partida entre PSG e Manchester City. Na ocasião, aproveitou para falar com o presidente dos parisienses sobre a possibilidade da criação dessa liga. A Qatar Sports Investments, proprietária do clube, já se pronunciou sobre o assunto: “A QSI foi abordada em relação a uma franquia de basquetebol em Paris em relação à qual manifestamos interesse”.
O PSG, cujos equipamentos são fornecidos pela marca Jordan, já tem uma equipa na modalidade. Além disso, o comissário deseja ter uma franquia britânica. Apesar da preferência ser Londres, espera-se que o Manchester City revele o seu interesse mesmo antes de uma proposta oficial. Recentemente, foi inaugurada, pelos mesmos proprietários do City, a arena Co-Op Live, em Manchester, que seria o local onde a equipa sediaria os jogos em casa. Tem capacidade para 23 mil pessoas. Adam Silver deve apresentar brevemente uma proposta aos proprietários de Abu Dhabi para a criação do campeonato.
Recorde-se que os proprietários do Arsenal são detentores da franquia Denver Nuggets, e que o coproprietário do Crystal Palace é sócio do Philadelphia 76ers, o que demonstra a ligação da NBA ao futebol inglês. A realização do projeto, porém, depende da participação das equipas de basquetebol do Barcelona e do Real Madrid, já com grande sucesso na modalidade.
De acordo com a proposta apresentada, a NBA seria detentora de metade dos direitos da competição, enquanto que a outra metade seria dividida pelos clubes participantes.