Não é só prestígio: os milhões ganhos e perdidos com o anúncio das All-NBA Teams
Anúncio desta quinta-feira mexeu com o bolso de muitos jogadores. Klay Thompson, que se prepara para as quintas finais consecutivas na NBA, é um dos que se pode "queixar". O grande ganhador terá sido Giannis Antetokounmpo: há uns anos vendia bugigangas nas ruas de Atenas e agora pode vir a assinar o maior contrato da história da NBA!
Corpo do artigo
A NBA anunciou esta quinta-feira a constituição da equipa ideal da temporada, bem como a segunda e terceira seleções. Stephen Curry (Golden State), James Harden (Houston), Paul George (Oklahoma), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee) e Nikola Jokic (Denver) compõem o cinco ideal.
A segunda equipa é formada por Kyrie Irving (Boston), Damian Lillard (Portland), Kawhi Leonard (Toronto), Kevin Durant (Golden State) e Joel Embiid (Philadelphia). Russell Westbrook (Oklahoma), Kemba Walker (Charlotte), LeBron James (LA Lakers), Blake Griffin (Detroit) e Rudy Gobert (Utah) surgem na terceira seleção.
Mas, mais do que prestígio ou reconhecimento, estas escolhas mexem com o dinheiro de alguns jogadores. Hoje, uns saíram a ganhar, outros nem tanto.
Um dos casos mais flagrantes de quem saiu a perder foi o de Klay Thompson (Golden State), que, apesar de se preparar para a quinta presença consecutiva em finais da NBA, não consta em nenhuma das listas, o que lhe vai custar cerca de 30 milhões de dólares - agente-livre no verão, o base é elegível para um contrato máximo de 191 milhões de dólares que poderiam ser 221 milhões se estivesse nomeado para uma das três equipas.
Thompson teve conhecimento desse facto diante os jornalistas, apontando, ainda assim, ao terceiro título seguido dos Warriors. "Ainda prefiro ganhar o campeonato a estar na 'All-NBA Third Team", atirou.
1131642919021043712
Para a equipa de Oakland este desfecho pode ter sido um alívio, uma vez que cada equipa só pode ter dois jogadores sob contrato máximo ao mesmo tempo - um deles já é Stephen Curry, sendo Kevin Durant elegível para ser o segundo (já o era antes deste anúncio por ter mais de oito anos de experiência na liga norte-americana e ter estado nas "All NBA Teams" nas duas últimas épocas).
Ainda no lote dos "derrotados" estão Karl-Anthony Towns (Minnesota) ou Bradley Beal (Charlotte). O primeiro assinou um vínculo de cinco anos com os Wolves no verão passado que poderia chegar aos 191 milhões se estivesse numa das três equipas ou se recebesse a distinção de MVP ou a de Defesa do Ano. Assim, fica-se pelos 158 milhões... O segundo, também ausente de todas as listas, perdeu a chance um contrato de quatro anos a troco 193 milhões de dólares.
O contrário acontece com Lillard (Portland), que ao marcar presença na segunda equipa se qualificou para um vínculo parecido ao que Beal deixou escapar. Ainda nos Hornets, a sorte grande saiu a Kemba Walker (terceira equipa) que pode receber uma proposta para ficar de 221 milhões de dólares por cinco anos, bem mais do que qualquer emblema da liga pode oferecer (141 milhões por quatro).
Mas o grande ganhador com este anúncio é Giannis Antetokounmpo. Ao conseguir a segunda eleição consecutiva, "The Greek Freak", candidato a MVP da fase regular, pode vir a assinar maior contrato da história da NBA - a atual ligação aos Bucks termina em 2020/21, podendo depois assinar por cinco épocas a troco de 243 milhões! Algo incrível para um jogador que há uns anos vendia bugigangas nas ruas de Atenas para ajudar a família...
1131622654165880832
10922607