Mundial: Miguel Blanco juntou-se a Vasco Ribeiro e Frederico Morais na segunda ronda
O português segue em frente na prova que serve de apuramento para os próximos Jogos Olímpicos
Corpo do artigo
Miguel Blanco juntou-se a Vasco Ribeiro e Frederico Morais na segunda ronda do Mundial de surf, que se disputa em Miyazaki, no Japão, palco dos Jogos de Tóquio'2020.
Miguel Blanco venceu o seu heat, com uma pontuação de 13,43, impondo-se ao indonésio Rio Waida (12,6), ao austríaco Jonas Bachan (9,67) e ao grego Nick Plytas (5,97).
Na segunda ronda, o português vai competir numa bateria que integra também o japonês Shun Murakami, o espanhol Gonzalo Zubizarreta e o filipino John Mark Tokong.
Vasco Ribeiro também tinha vencido o seu heat e vai defrontar na segunda eliminatória o australiano Ryan Callinan, o argentino Leandro Usuna e o peruano Lucca Mesinas.
Frederico Morais tinha sido segundo classificado numa bateria vencida pelo indonésio Ketut Agus Aditya, e prepara-se para discutir o acesso à terceira ronda com o neozelandês Billy Stairmand, o norte-americano Conner Coffin e o peruano Cristobal de Col.
Carol Henrique, Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira tinham sido já eliminadas nas repescagens.
Recorde-se que o surf se estreia como modalidade olímpica em Tóquio'2020, sendo este Mundial ISA (International Surfing Association) evento de apuramento. São oito vagas em disputa (quatro no masculino e quatro no feminino), correspondendo ao surfista elegível de cada género de África, Ásia, Europa e Oceânia. Esta competição não é a última oportunidade de qualificação, já que existem ainda as possibilidades do Circuito Mundial e Mundial ISA 2020.
Competem 240 surfistas de 55 países, um recorde face ao máximo de 47 seleções que estiveram no Mundial ISA de 2017.