Mundiais: queda atira Daniela Campos para 83º lugar na prova júnior de fundo
Única ciclista portuguesa manteve-se em prova, apesar da queda que a obrigou a trocar de bicicleta e resultou num atraso irrecuperável.
Corpo do artigo
Daniela Campos terminou, esta sexta-feira, no 83º lugar a prova de fundo de juniores femininos dos Mundiais de ciclismo de estrada, marcada por muitas quedas e vencida pela norte-americana Megan Jastrab.
Daniela Campos gastou mais 13,21 minutos do que Jastrab, que completou os 86 quilómetros entre Doncaster e Harrogate (Inglaterra) em 2:08.00 horas, numa prova em que a chuva intensa esteve na base de várias quedas, entre as quais a da única participante portuguesa.
"A corrida foi caótica. A dada altura, para tentar evitar uma queda, fiz um movimento da perna que me deixou com o pé preso entre o quadro e a roda de trás. A bicicleta começou a travar e as corredoras que vinham atrás chocaram comigo e caí pela segunda vez", explicou a atleta, citada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Daniela Campos, que já tinha sofrido uma queda antes da partida, foi obrigada a mudar de bicicleta e atrasou-se de forma irrecuperável, até porque o carro de apoio da seleção nacional estava fora dos 20 primeiros da caravana.
Jastrab, de 17 anos, escapou aos acidentes de percurso e impôs-se ao sprint à belga Julie de Wilde e à holandesa Lieke Nooijen, que terminaram no segundo e terceiro lugares, com o mesmo tempo, e conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
A seleção portuguesa, orientada pelo selecionador José Poeira, participa com 14 atletas nos Mundiais de ciclismo de estrada, que se disputam entre 22 e 29 de setembro no condado de Yorkshire, em Inglaterra.