Mundiais de remo: russos e bielorussos podem participar em "número limitado"
Em comunicado, a World Rowing especifica as provas nas quais russos e bielorrussos poderão participar, sendo que algumas não figuram no programa olímpico, e impede a participação em provas de equipas
Corpo do artigo
A federação internacional de remo anunciou esta quarta-feira que vai permitir que um número limitado de atletas da Rússia e da Bielorrússia participe em setembro nos Mundiais da modalidade, evento de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris'2024.
Em comunicado, a World Rowing especifica as provas nas quais russos e bielorrussos poderão participar, sendo que algumas não figuram no programa olímpico, e impede a participação em provas de equipas.
16485389
A abertura a um número limitado de atletas russos e bielorrussos, afastados das grandes competições devido à invasão militar à Ucrânia, estende-se também a algumas provas dos Mundiais de paracanoagem.
De acordo com o organismo, os atletas estarão impedidos de utilizar símbolos nacionais, e serão sujeitos a "apertados" controlos antidoping.
A World Rowing garante que qualquer atleta que "de alguma forma seja associado ao conflito armado, ou de alguma forma o tenha apoiado será automaticamente excluído".
16485961
Em março passado, o Comité Olímpico Internacional (COI) recomendou a participação a título individual de desportistas russos e bielorrussos nas competições internacionais, sob bandeira neutra, adiando para mais tarde uma decisão sobre a participação em Paris'2024.
Os Jogos Olímpicos Paris'2024 vão decorrer na capital de França entre 26 de julho e 11 de agosto, estando os Jogos Paralímpicos previstos para 28 de agosto a oito de setembro.
A invasão russa iniciada em 24 de fevereiro de 2022 - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.