
COP
Presidente da federação de remo Luís Faria recorda que o evento de 2021 continua a ser um "campeonato de referência mundialmente", destacando a "capacidade" federativa em organizar eventos
Leia também Paulinho Alves termina a carreira aos 27 anos devido a problema de saúde
A atribuição a Portugal da organização dos Mundiais de remo de mar de 2027 em Oeiras, decisivos no apuramento olímpico para Los Angeles'2028, é "ótima notícia" desportiva e um "reconhecimento internacional", congratulou-se hoje a federação.
"É uma excelente notícia em termos desportivos, pois vamos ter a qualificação decisiva nas nossas praias, mas também um reconhecimento internacional pelo que a federação tem feito. A modalidade não esquece o que organizámos em Oeiras em 2021, ainda hoje uma referência", disse à Lusa o presidente da federação de remo, Luís Faria.
O dirigente recorda que o evento de 2021 continua a ser um "campeonato de referência mundialmente", destacando a "capacidade" federativa em organizar eventos.
O presidente da federação recorda que o remo de mar é uma disciplina que está a ter uma "explosão internacional, com uma recetividade incrível", considerando mesmo que é "muito mais espetacular do que o remo em pista tradicional".
Luís Faria revelou que "boa parte das melhores seleções" internacionais trabalha regularmente em Portugal, à semelhança do que aconteceu este ano, em que a elite da modalidade evoluiu na costa lusa a preparar os Europeus e Mundiais, ambos realizados na Turquia.
"Em termos de seleção nacional não podia ser melhor. É um apuramento no nosso país. Vamos treinar na nossa pista, na nossa praia. Não temos de ir para a China, como nos Mundiais do próximo ano", regozijou-se.
O remo de mar vai fazer a sua estreia olímpica precisamente em Los Angeles'2028 e, até ao momento, o número de vagas e o modo de as obter ainda não está definido pela federação internacional, sendo que, ainda assim, "a esmagadora maioria das mesmas será conquistada nos Mundiais em Portugal".
Esta especialidade substituiu no programa olímpico o double-scull ligeiro, no qual Portugal teve várias participações olímpicas, destacando-se Pedro Fraga, em dupla com Nuno Mendes - oitavos em Pequim'2008 e quintos em Londres'2012 - e em equipa com Afonso Costa, 13.º em Tóquio'2020.
Enquanto Fraga e Mendes já terminaram a carreira, Afonso Costa, bem mais jovem, continua na modalidade e, juntamente com Patrícia Batista, sagrou-se este ano campeão da Europa em double scull misto (CMix2x), em Antalya, na Turquia.
No remo de mar, cada eliminatória junta dois remadores (ou quatro, se for em equipas) que partem da areia da praia rumo ao barco, com o qual cumprem um trajeto de 250 metros no mar até uma bóia, que contornam, para cumprir a mesma distância no regresso, antes de deixar a embarcação e correr para a meta.

