Ministro russo confessa: "Muitos treinadores não sabem trabalhar sem doping"
Ministro russo do Desporto, Vitay Mutko, afirmou que muitos treinadores de atletismo do seu país não sabem trabalhar sem recurso ao doping.
Corpo do artigo
O ministro russo do Desporto, Vitay Mutko, afirmou que muitos treinadores de atletismo do seu país não sabem trabalhar sem recurso ao doping. "Os atletas quebraram regras e muitos treinadores não sabem trabalhar sem recorrer ao doping, é hora de se retirarem", afirmou Mutko, em declarações à agência noticiosa russa R-Sport.
Pouco antes destas afirmações, Mutko admitiu que a decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) de continuar a impedir os atletas da Rússia de competirem em provas oficiais no estrangeiro, anunciada na segunda-feira, já era esperada.
Na segunda-feira, a IAAF anunciou que a Rússia vai continuar impedida de competir internacionalmente, pelo menos até novembro de 2017, o que impedirá o país de estar representado nos Mundiais de Londres, de 4 a 13 de agosto.
Mutko voltou a admitir que no passado foram cometidos "numerosos abusos e violações de regras", mas negou o envolvimento do Estado nesses ilícitos, ao contrário do que é indicado pelo relatório McLaren, que trouxe a público um esquema de doping organizado no país.
O atletismo russo está suspenso desde novembro de 2015 por doping, pelo que os seus competidores falharam os Jogos Olímpicos Rio2016, sendo que não poderão também apresentar-se nos Europeus de pista de Belgrado em fevereiro, nem aos Mundiais de agosto em Londres.