Miguel Tiago Silva sexto na etapa de Quarteira da Taça da Europa de triatlo
Português brilhou na natação, mas perdeu algum terreno nas outras duas especialidades
Corpo do artigo
Miguel Tiago Silva, na sexta posição, foi hoje o melhor português na prova de elites masculinos da etapa de Quarteira da Taça da Europa de triatlo, conquistada pelo espanhol David Castro Fajardo.
O triatleta luso foi o melhor entre os 63 participantes no percurso de natação (1.500 metros), saindo em primeiro para o segmento de ciclismo (40 quilómetros), em que integrou o grupo principal de mais de duas dezenas de elementos.
No atletismo (10 quilómetros), Miguel Tiago Silva forçou o andamento na terceira de quatro voltas para terminar como sexto classificado, em 1:48.00 horas, a 1.02 minutos do vencedor.
David Castro Fajardo triunfou na etapa algarvia da Taça da Europa (1:46.58 horas), o francês Anthony Pujades foi segundo, a 11 segundos, e o alemão Simon Henseleit terceiro, a 23 segundos.
"A prova correu muito bem. Senti-me sempre bem, puxei a natação quase toda. No ciclismo, não consegui a fuga, mas tentei poupar as pernas. Na corrida, senti-me espetacular. O apoio do público foi incrível. Estou super-feliz", afirmou o melhor português em prova.
Miguel Tiago Silva lembrou que "tinha treinado bem", "queria ter uma boa "performance"" e sabia que, "se fosse consistente, conseguiria fazer um bom resultado".
"Mas, juntando tudo, não esperava um top-6. Saio muito, muito satisfeito. A atmosfera de Quarteira torna tudo mais especial e é incrível sentir o apoio de toda a gente", salientou.
Alexandre Nobre fez um percurso de trás para a frente: esteve no segundo grupo no ciclismo e foi dos melhores no setor de atletismo, concluindo no 18.º lugar, em 1:49.28 horas, a 2.30 minutos do vencedor.
"A natação não me correu bem, com muita confusão na primeira boia, e senti-me abafado. No ciclismo, tentei estar bem posicionado e na corrida, o meu melhor segmento, foi partir para a frente, dar tudo para anular a desvantagem. Acabei por fazer uma boa classificação e estou satisfeito, depois de um ano complicado", resumiu Nobre.
Também concluíram a prova André Dias (28.º, em 1:50.52 horas), Gonçalo Oliveira (34.º, 1:51.42), João Chagas (35.º, 1:51.46), Tiago Fonseca (44.º, 1:54.11), Abel Afonso (45.º, 1:54.12), Hugo Figueiredo (51.º, 1:55.40) e Guilherme Pires (52.º, 1:55.53), enquanto João Mansos desistiu no setor de corrida.
A prova de elites femininos da Taça da Europa de Quarteira, com cinco portuguesas (Maria Tomé, Joana Miranda, Inês Oliveira, Beatriz Pinto e Beatriz Santos), disputa-se no domingo, às 11:00.