Miguel Oliveira vai partir da 20.ª posição para a última prova da época de MotoGP
Almadense da KTM foi forçado a passar pela primeira fase de qualificação para o próximo GP, ao ficar no 19.º posto na terceira sessão de treinos livres
Corpo do artigo
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) vai partir da 20.ª posição da grelha para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, 18.ª e última prova do Campeonato do Mundo de velocidade em motociclismo.
O piloto de Almada foi 19.º classificado na terceira sessão de treinos livres, pelo que teve de passar pela primeira fase da qualificação, a Q1, onde registou o vigésimo e último tempo.
Miguel Oliveira rodou em 1.31,319 minutos, ficando a pouco mais de meio segundo do mais rápido dessa fase, o espanhol Alex Rins (Suzuki).
Quem não participou na qualificação foi o espanhol Pol Espargaró (Honda), depois de uma violenta queda sofrida durante a terceira sessão de treinos livres. O piloto da Suzuki ainda fez exames num hispital, mas não foi detetada lesão de maior.
O espanhol Jorge Martin (Ducati) garantiu a "pole position" para a corrida de domingo, fazendo a sua melhor volta em 1.29,936 minutos, deixando o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) a apenas 0,064 segundos.
O australiano Jack Miller (Ducati) foi terceiro, já a 0,325 segundos de Martin. Tanto Miller como Bagnaia caíram durante a última tentativa, deixando a "pole" para o espanhol, que tinha começado o ano precisamente a ser o mais rápido em qualificação no GP do Qatar.
O italiano Valentino Rossi (Yamaha), na sua última sessão de qualificação - uma das melhores do ano -, conseguiu agarrar o décimo lugar da grelha para disputar a última corrida da carreira.