Miguel Oliveira estreia-se em convocatórias da Seleção no Mundial de andebol
Lateral do FC Porto, de 21 anos e sem qualquer internacionalização, integra a convocatória de Portugal para o Mundial de andebol
Corpo do artigo
O lateral do FC Porto Miguel Oliveira, de 21 anos e sem qualquer internacionalização, integrou esta terça-feira a convocatória da Seleção portuguesa de andebol para o Mundial, informou a federação da modalidade.
"A grande novidade do dia é a integração do lateral Miguel Oliveira, capitão da seleção nacional sub-21, chamado por Paulo Pereira com o objetivo de antecipar alguma eventualidade do ponto de vista físico", lê-se no sítio oficial da Federação de Andebol de Portugal (FAP), na Internet.
A seleção portuguesa viaja hoje para a Noruega, onde vai disputar o Grupo E da primeira faze do Campeonato do Mundo, defrontando, na quarta-feira, os Estados Unidos, na sexta, o Brasil, e, no domingo, a anfitriã Noruega.
"O gigante de dois metros de altura e apenas 21 anos, vice-campeão europeu no escalão sub-20 por duas vezes (2022 e 2024), pertence aos quadros do FC Porto e pode atuar em qualquer posição na primeira linha, sendo ainda especialista no capítulo defensivo. Miguel Oliveira junta-se, assim, pela primeira vez aos 'heróis do mar' e poderá fazer a estreia em absoluto ao serviço da seleção nacional A masculina neste Mundial", acrescentou a FAP.
Portugal estreia-se no Mundial na quarta-feira, frente à seleção norte-americana, em Baerum, na Noruega, a partir das 18h00 locais (17h00 em Portugal), defrontando, depois, no mesmo local, Brasil, na sexta-feira, à mesma hora, e, no domingo, a Noruega, às 20h30 (19h30).
A Seleção Nacional conta cinco presenças em Campeonatos do Mundo, a primeira em 1997, tendo disputado, depois, dois seguidos, em 2001 e 2003, quando foi anfitrião da competição. Soma, agora, três fases finais seguidas, desde 2021, quando conseguiu a melhor classificação de sempre (10.º).
Lista dos 18 convocados:
Guarda-redes: Diogo Rêma (FC Porto) e Gustavo Capdeville (Benfica).
Pontas: Leonel Fernandes (FC Porto), Diogo Branquinho (Sporting), António Areia (Tremblay, França) e Pedro Portela (Sporting).
Laterais: Alexandre Cavalcanti (MT Melsungen, Alemanha), Fábio Magalhães (FC Porto), Salvador Salvador (Sporting), Miguel Oliveira (FC Porto), Francisco Costa (Sporting) e João Gomes (Sporting).
Pivôs: Luís Frade (Barcelona, Espanha), Victor Iturriza (FC Porto) e Ricardo Brandão (FC Porto).
Centrais: Martim Costa (Sporting), Miguel Martins (Aalborg, Dinamarca) e Rui Silva (FC Porto).