É já depois de amanhã que o Grande Prémio de Portugal de MotoGP será oficialmente anunciado, ao que tudo indica para 22 de novembro, em Portimão. O único português na classe rainha "cruza os dedos".
Corpo do artigo
Depois do Mundial de Fórmula 1, agora é a vez de o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, acolher o Mundial de motociclismo de velocidade. A corrida entra no calendário, que teve de se reajustar devido à pandemia, e deve realizar-se a 22 de novembro.
As saídas da Argentina, Tailândia e Malásia proporcionaram a entrada da pista portuguesa num campeonato que já teve duas provas em Jerez de la Frontera e que, este fim de semana, rola em Brno, na República Checa, onde, ontem, nos treinos livres combinados, Miguel Oliveira foi terceiro, ajudando a criar naturais expectativas, tendo o português sido questionado sobre o regresso de uma corrida a Portugal, a confirmar na próxima segunda-feira.
"É, obviamente, uma grande razão para eu ficar feliz. Estou realmente a cruzar os dedos para que tenhamos a confirmação", adiantou o português.
Oliveira fez questão de enaltecer a forma como o nosso país encarou e se viu confrontado com a pandemia, sublinhando, em declaração ao Motorcycle Sports, que "Portugal merece, não só por ter um piloto, que sou eu, mas também pelo facto de termos lidado tão bem com a situação da Covid-19". "A taxa de disseminação do vírus em Portugal é uma das menores da Europa, então todos os ingredientes estão lá para que tenhamos a corrida", acrescentou.
O piloto da Charneca da Caparica disse ainda que "todos têm boas memórias de Portugal, pelos anos em que corremos no Estoril", entre 2000 e 2012, e abordou a possível presença de público: "Para mim, estar na MotoGP e correr diante dos meus adeptos será, com certeza, uma sensação incrível. É uma coisa realmente especial que acho que alguns italianos e espanhóis percebem".
"À espera da confirmação", Oliveira avança com a importância de "ter um impulso extra e uma grande motivação para conseguir um bom desempenho nessa corrida em particular".
12368264