Sociedade Comercial C. Santos vai ter o "Fórmula 1 da estrada" no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico da próxima semana
Corpo do artigo
O Mercedes-AMG ONE, hiperdesportivo de 2,5 milhões de euros (acrescidos de impostos) que possui um motor de Fórmula 1, foi ontem apresentado na Sociedade Comercial C. Santos, no Porto, e vai estar na próxima semana no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico do Porto, de 17 a 19 de outubro, na Alfândega.
É o segundo ONE a chegar ao nosso país, mas o do ano passado foi diretamente para a garagem do seu proprietário, pelo que esta será uma oportunidade única para ver um hipercarro de que serão produzidas apenas 275 unidades para todo o mundo, todas já com destinatário, pelo que ter o (muito) dinheiro não basta.
A Mercedes exige um historial da marca e a garantia de que não será para comercializar aos possuidores da raridade que tem a potência total de 1063 cavalos, entre o motor de combustão V6 turbo de 1,6 litros e quatro motores elétricos. A transmissão é manual automatizada de sete velocidades, com embraiagem de corrida de carbono de quatro discos. O motor a combustão, montado em posição central traseira, debita 574 cv às 9000 rpm e os quatro elétricos somam 450 kW (611 cv). Um está montado na cambota, outro integrado no turbocompressor e os restantes no eixo dianteiro. O consumo, em ciclo combinado, é de 8,7 litros/100 km.
O ONE tem uma velocidade máxima de 352 km/h, limitada eletronicamente, e vai de zero a 100 km/h em 2,9 segundos, a 200 km/h em 7 segundos e a 300 em 15,6 segundos. Carregado de tecnologia, só a ação de ligar o motor impressiona - e eleva a carroçaria e os ailerons/grelhas de refrigeração -, assim como o seu ruído, característico das pistas.
Apresentado pela primeira vez em 2017, o ONE só começou a ser produzido há dois anos, com os seus exemplares, numerados, a serem entregues de forma espaçada. "Ser o único concessionário português a comercializar um automóvel raro como este e agora poder mostrá-lo em Portugal é motivo de natural orgulho e mais um marco no percurso da empresa que, em 2026, assinalará 80 anos de história", afirmou o administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos, Pinho da Costa.