Antigo selecionador nacional Rui Neto está a fazer uma boa época em Braga, tanto no campeonato como na Europa, mas sabe que em Barcelos terá de colmatar saídas como as de Ezequiel Mena e Franco Ferruccio
Corpo do artigo
Rui Neto, treinador do HC Braga, é desejado pelo Barcelos, que no final desta época ficará sem Paulo Pereira, técnico que, ao que tudo indica, rumará à Oliveirense em 2020/21, para ocupar o lugar de Renato Garrido.
Depois de ter sido selecionador nacional, entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2013, Rui Neto cumpre a segunda época no HC Braga, tendo os minhotos num positivo sexto lugar, logo atrás dos candidatos ao título, e estando ainda a disputar os quartos de final da Taça WS Europa. Ao que O JOGO apurou, Neto poderá ser o sucessor de Paulo Pereira na próxima temporada, mas em Barcelos terá de encontrar soluções para as saídas de jogadores como Ezequiel Mena ou Franco Ferruccio.
O técnico de 51 anos foi treinador das camadas jovens do ED Viana, no Juventude de Viana foi vice-campeão nacional em 2008/09 e 2009/10 e, no comando técnico da Seleção Nacional, conta duas finais de Europeus perdidas para Espanha (2010 e 2012) e uma medalha de bronze no Mundial"2011. Após algum tempo de paragem, passou pelo Vila Praia e regressou ao ED Viana antes de ir para Braga.
11881042
Esta época, o HC Braga conta oito vitórias, a mais recente em casa frente ao FC Porto (6-2), quatro empates - dois deles na receção a Benfica e Barcelos -, e seis derrotas, duas frente ao Tigres e nas visitas a Oliveirense, Sporting, FC Porto e Sanjoanense. Na prova europeia, a equipa de Neto já superou Remscheid (Alemanha) e Valdagno (Itália), tendo batido o Follonica por 7-4 na primeira mão dos quartos de final. O segundo jogo será dia 14, faltando saber se, devido ao coronavírus, o Braga poderá mesmo viajar para Itália.