
Fizza / UAE Team Emirates
Programa do grande reforço da UAE Emirates ainda não está definido, mas deverá correr de novo em Itália e não se estreará já no Tour
Corpo do artigo
Entre os nove reforços da UAE Team Emirates, que já possui 25 ciclistas com contrato para 2022, há um que se destaca: João Almeida. O jovem português assinou por cinco épocas, uma raridade no ciclismo, pois representa uma forte aposta.
"Esperamos que seja um líder. Foi contratado para ser uma alternativa ao Tadej", diz Joxean Matxin, manager geral da equipa dos Emirados, a O JOGO, explicando que a intenção, por enquanto, não é juntar o caldense a Pogacar: "Vamos ter um calendário para ele, que será uma aposta".
Na próxima época, Almeida deverá ser novamente um candidato aos primeiros lugares na Volta a Itália, onde foi quarto e sexto nas duas últimas edições. "Em princípio irá correr o Giro, que foi isso o combinado inicialmente. Mas o calendário ainda irá ser definido", revela Matxin, que não pensa colocar o caldense de 23 anos na próxima Volta a França. "Ajudar o Tadej no Tour? Não sabemos. Iremos conversar, mas para isso pode ser cedo", avisa o diretor-desportivo espanhol.
Joxean Matxin conheceu João Almeida ainda muito novo, em 2016, quando corria pela equipa da Bairrada, tendo-o ajudado no início da sua carreira profissional, que passou pela italiana Unieuro Trevigiani e pela americana Hagens Berman Axeon, antes de chegar à Deceuninck-Quick Step.
"Quando conheci o Almeida, muito jovem, ajudei-o e percebi que tinha valor. Faltava, na altura, vê-lo correr a nível continental. Ele tem ambição, é um jovem inteligente e muito profissional. Já conseguiu muito e felizmente agora voltamos a encontrar-nos", comentou Matxin.
