Manuel Fernandes só recebeu 3 votos contra.
Corpo do artigo
Manuel Fernandes foi este sábado reeleito presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol para o quadriénio de 2018/2022, em escrutínio realizado na sede do Comité Olímpico Português e que contou com o voto favorável de 38 dos 41 delegados presentes.
Reconduzido no cargo através de lista única, Manuel Fernandes, que já tinha sido diretor técnico da FPB durante 25 anos, só recebeu três votos contra.
Manuel Fernandes não teve oposição e a lista A foi a única que se apresentou a sufrágio. O novo elenco federativo tomou posse logo após o escrutínio.
Manter o "ciclo de mudança" constitui um dos principais objetivos anunciados por Manuel Fernandes, presidente que pretende consolidar a recuperação financeira da FPB.
"Vamos trabalhar para termos um basquetebol melhor. O facto de apenas ter concorrido uma lista significa que as pessoas ficaram satisfeitas com o trabalho desenvolvido pela minha direção, que teve como um dos principais pressupostos a recuperação financeira após o difícil período da 'troika'", referiu o líder federativo.
A saída de Rui Valente do cargo de presidente do Conselho de Arbitragem devido a limite de mandatos constituiu uma das principais novidades do novo elenco federativo. Para o seu lugar foi chamado António José Coelho, antigo jogador e árbitro internacional.
José Pinto Alberto continuará a exercer o importante cargo de diretor das competições nacionais.
Composição dos corpos gerentes:
- Presidente da direção da FPB: Manuel Fernandes.
- Presidente da AG: Ernesto Ferreira da Silva
- Vice-presidentes: Rui Frade, Helena Aires, João Leitão, Luís Veiga, Manuel Albano, Miguel Pereira, Rui Dias e Sidónio Fernandes.
- Presidente do Conselho Fiscal: José Maria Rodrigues.
- Presidente do Conselho de Disciplina: Carlos Filipe.
- Presidente do Conselho de Justiça: António Portugal.
- Presidente do Conselho de Arbitragem: António José Coelho.