Mais um português no pelotão internacional: Gonçalo Tavares ruma à Emirates
Campeão nacional sub-23 agradou em estágio, fará mais um ano na Hagens Axeon e mudará em 2025. Trepador de Proença-a-Nova deverá o quinto português da equipa líder mundial, juntando-se a João Almeida, António Morgado e aos gémeos Ivo e Rui Oliveira, todos com contrato até 2026.
Corpo do artigo
Gonçalo Tavares, trepador de Proença-a-Nova que corre pela Hagens Berman Axeon, deverá ser, em 2025, o quinto português da UAE Team Emirates, equipa líder mundial, não seguindo já na próxima época as pisadas do colega António Morgado por preferir evoluir mais um ano na equipa norte-americana.
Tavares, que tem 19 anos e fez todo o percurso de júnior e sub-23 ao lado do talento de Salir do Porto, na equipa da Bairrada, na Hagens Axeon e na Seleção Nacional tem revelado uma maturação mais lenta, mas dotes superiores em montanha. Nos juniores somou oito triunfos e na primeira época como sub-23 destacou-se sobretudo nos Campeonatos Nacionais, vencendo a corrida de fundo após uma fuga de 35 quilómetros, e sendo segundo no contrarrelógio, atrás de Morgado. Foi ainda 11.º na Corrida da Paz e exibiu qualidades nas últimas clássicas da época.
O jovem fechou a temporada num estágio com a UAE Emirates, tendo agradado ao ponto de ser convidado a ficar, provavelmente na formação “Gen Z”, a equipa Continental destinada a sub-20 que se estreará na próxima época. Sentindo-se integrado na Hagens Axeon, equipa de Axel Merckx considerada a melhor mundial de sub-23, optou por ali amadurecer mais um ano.
A confirmar-se a mudança de Tavares em 2025, e como João Almeida possui contrato até 2026, e Morgado, Ivo e Rui Oliveira até 2027, a equipa que lidera o ranking poderá atingir um recorde de cinco corredores nacionais. Na próxima época, Portugal já será o país mais representado na formação de Tadej Pogacar.