Suspensão da emissão da competição dos EUA fora motivada por uma manifestação de apoio do gerente dos Houston Rockets a um movimento contra a lei da extradição em Hong Kong
Corpo do artigo
O bloqueio da China à transmissão de jogos da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), aplicado em outubro de 2020, terminou. O canal televisivo estatal do país transmitiu, esta madrugada, o jogo entre os Clippers e os Utah Jazz.
A exibição de jogos da NBA fora proibida por causa de uma manifestação pública de apoio de Daryl Morey, gerente dos Houston Rockets, feita em outubro de 2019, contra a lei da extradição em Hong Kong, região especial administrativa da China.
O responsável dessa franquia norte-americana, através do Twitter, havia escrito "Luta pela liberdade. Força Hong Kong", horas após a ocorrência de confrontos violentos entre a polícia chinesa antimotins e vários elementos protestantes.
Essa mensagem de Morey espoletou, então, um boicote à transmissão de jogos na NBA, por parte da CCTV e da empresa digital Tencent, proprietária dos direitos de transmissão no país, e de outras empresas chinesas, apesar de ter havido uma exceção nas últimas partidas das finais da NBA, em outubro de 2020.
A Tencent, grupo com o qual a NBA mantém uma parceria há vários anos, continuou, porém, a transmitir os jogos da competição, mas mediante um pagamento, contemplando uma audiência muito mais reduzida.