Mais de dois mil atletas esperados em prova internacional de orientação no Alentejo
Alguns dos melhores atletas de orientação do mundo são esperados na edição deste ano do Portugal O' Meeting, a maior prova nacional da modalidade, que se realiza, a partir de sábado, em Évora e Portel.
Corpo do artigo
O Portugal O'Meeting, prova que anualmente se disputa na altura do Carnaval, vai contar, até terça-feira, com a participação de 2.263 atletas oriundos de 35 países, revelou hoje à agência Lusa Jacinto Eleutério, da organização.
A maioria dos participantes (560) são portugueses, seguidos de finlandeses, suíços, espanhóis, suecos e noruegueses, adiantou o responsável.
Os suíços Matthias Kyburz e Daniel Hubmann, respetivamente, segundo e terceiro no "ranking" mundial, são os favoritos à vitória, assim como o sueco Johan Runesson, atualmente no quinto lugar da classificação internacional.
No escalão feminino, as russas Natalia Gemperle e Anastasia Rudnaya, segunda e 13.ª no "ranking" internacional, e a finlandesa Marika Teini, sexta na classificação mundial, são as mais cotadas.
Segundo o programa, estão previstas quatro etapas, com o primeiro dia de prova a realizar-se no centro histórico de Évora, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e os restantes na zona de São Bartolomeu do Outeiro, no concelho vizinho de Portel.
A prova é organizada pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO) em conjunto com a secção de orientação da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) e os municípios de Évora e Portel.
O Portugal O' Meeting é um evento desportivo de orientação pedestre, integrado no "ranking" da Federação Internacional de Orientação (IOF) e no "ranking" da Taça de Portugal da FPO.
O evento é aberto a pessoas de qualquer idade, podendo os atletas participar nos escalões de competição ou nos escalões abertos, individualmente ou em grupo.