Andersson, de 51 anos, esteve no Dragão Caixa ao serviço do Goppingen a 19 de fevereiro do ano passado na fase de grupos da Taça EHF, prova que viria a ganhar
Corpo do artigo
O sueco Magnus Andersson, um dos jogadores mais bem sucedidos da história do andebol - duas vezes campeão do Mundo e quatro vezes campeão da Europa, tendo ainda três medalhas de prata em Jogos Olímpicos - será o treinador do FC Porto nas próximas duas temporadas. Embora já tenha assinado, o técnico nórdico, que na época passada venceu a Taça EHF com os alemães do Goppingem, só orientará a equipa na próxima ano e, como o dinamarquês Lars Walther já deixou o clube, será Carlos Martingo, que esta terça-feira faz o último jogo pelo Avanca, a orientar os dragões no que resta da presente campanha, estando no banco já neste sábado, para o clássico com o Sporting, referente à quinta jornada da fase final do Andebol1. Depois, Martingo será o técnico-adjunto de Magnus Andersson, funções que já havia desempenhado no FC Porto, quando o líder era o sérvio Ljubomir Obradovic.
Carlos Martingo, que esta terça-feira faz o último jogo pelo Avanca, orientará o FC Porto até final da presente época
Andersson, de 51 anos, esteve no Dragão Caixa ao serviço do Goppingen 19 de fevereiro no ano passado, quando, na fase de grupos da Taça EHF, derrotou a futura equipa, por 31-27. Mais tarde, a 1 de abril, na Alemanha, nova vitória, por 30-28. Ricardo Costa cumpria então a segunda temporada como técnico nos azuis e brancos, finda a qual, sem qualquer troféu conquistado nesse período, deixou o cargo, entrando o dinamarquês Lars Walther, que está agora de saída.
Magnus Andersson, treinador campeão dinamarquês em 2008 e vencedor a Taça em 2010 ao serviço do FCK Handbold, era um dos centrais da fantástica geração sueca dos anos 90/2000, tendo somado 307 internacionalizações, somado 922 golos e sido eleito o melhor jogador do Campeonato da Europa de 1994 jogado em Portugal.