Foi necessário recorrer ao photo-finish em Marco de Canaveses.
Corpo do artigo
Luís Mendonça, ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor venceu a primeira etapa do Grande Prémio Douro Internacional, com início e fim em Marco de Canaveses, vestindo a camisola amarela.
A corrida foi marcada por um dia de muito calor e por várias tentativas de fuga, tendo-se destacado dois corredores: Rodrigo Caixas, da Credibom-LA Alumínios, que esteve nas primeiras tentativas e venceu as duas contagens de montanha, e César Fonte, da Rádio-Popular Boavista, que foi dos últimos a escapar e passou à frente nas duas últimas metas intermédias.
A Glassdrive-Q8-Anicolor perseguiu o dia inteiro, anulando as fugas a três quilómetros da meta, mas quase sendo surpreendida pelos últimos ataques da Efapel. Joaquim Silva entrou isolado na reta da meta e foi só sobre o risco que Luís Mendonça o alcançou, tendo o seu triunfo sido atribuído após confirmação no photo-finish.
Foi o terceiro triunfo da época para o corredor da Glassdrive que passou a totalizar 15 na carreira profissional. "É um prazer vencer aqui, perto de minha casa, que sou de Paredes. Arranquei a 1,5 km da meta e foi um sofrimento até ao final. A 100 metros julgava que ia ser segundo, mas animei-me com esta moldura humana fantástica", afirmou Mendonça.
16527781