Aos 21 anos, Luís Frade, recentemente eleito o melhor andebolista jovem do mundo, muda-se para a equipa catalã com um contrato de quatro temporadas, depois de duas épocas no Sporting.
Corpo do artigo
O Barcelona contratou ao Sporting o internacional Luís Frade, que assinou contrato por quatro épocas, anunciou, esta sexta-feira, a equipa catalã, recordista de títulos da Liga dos Campeões de andebol, com nove troféus conquistados.
Frade, 21 anos, recentemente eleito o melhor andebolista jovem do mundo, muda-se para a equipa espanhola até final de 2023/24, após duas temporadas no Sporting, num ano em que ajudou a seleção portuguesa a acabar em sexto no Europeu, a melhor classificação de sempre.
O Barça pagou antecipou o pagamento da cláusula de rescisão de 150 mil euros ao Sporting, sendo que o clube leonino já recebeu a verba.
1284130760929292289
"Sempre quis estar numa equipa de topo europeia e mundial, é muito bom. Acima de tudo, [prometo] trabalho. Sei que tenho de trabalhar muito", explicou o pivô, em declarações divulgadas no site do clube.
Num auto-retrato em jeito de apresentação aos adeptos, Frade descreve-se como "guerreiro e trabalhador" e acrescenta ainda a "humildade" como um dos predicados que podem esperar dele os catalães, que o descrevem como "um dos jogadores com mais potencial na Europa".
Natural de Rio Tinto, Frade destacou-se ao serviço do Águas Santas, antes de chegar ao Sporting, que agora deixa com um "sentimento contraditório" e de "gratidão", como explicou em declarações ao site do emblema de Alvalade. "Não conseguimos acabar a época a jogar devido à pandemia. Podíamos ter alcançado mais coisas e, devido à pandemia, é algo frustrante. Ainda assim, é um sentimento de gratidão por tudo o que o Sporting fez por mim", referiu.
O pivô agradeceu ainda aos adeptos sportinguistas "pelo carinho" que lhe manifestaram e garantiu que continuará a apoiar "sempre o andebol do Sporting".