Prova de Portalegre contou com 2200 competidores no dia em que a distância média foi dominada pelo campeão mundial
Corpo do artigo
A etapa-rainha do programa competitivo do Portugal O Meeting '2017, denominada Norte Alentejano O' Meeting, foi dedicado à distância média e pontuável para o ranking mundial. O evento realizou-se no mapa de Entre-Ribeiras e Coutadas, Portalegre, tendo sido um percurso duro e exigente, num terreno com muitos elementos características rochosos e da vegetação.
Na categoria Homens Super Elite, Lucas Basset (OK Linné) conseguiu nos 6,8 km de seu percurso, o tempo de 35m30s e obtendo terceira vitória num evento de ranking mundial nesta temporada. Johan Runesson (Tampereen Pyrintö) conseguiu o segundo melhor tempo, terminando 32 segundos após o vencedor. Apenas um segundo, depois de Runesson, Rassmus Andersson (OK Linné) obteve o terceiro posto. Quarenta e seis segundos depois de Basset, Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) ter conseguido a quarta posição, mas ainda está na liderança da classificação do Portugal O 'Meeting 2017. Simone Niggli (OK Tisaren) será a primeira atleta a partir na última etapa, após a segunda vitória consecutiva no evento.
O campeão do mundo foi o único atleta capaz de quebrar a barreira dos 35 minutos na classe Elite femininos, completando os 4,9 km de seu percurso com o tempo de 34m54, 26s mais rápido que Hollie Orr (Halden SK), segunda classificada. Elin Månsson (IFK Göteborg) foi uma surpreendente terceira classificada, gastando mais 57s do que a vencedora. Lari Pernu (Essu) foi um vencedor inesperado na classe Men Elite, com o tempo de 40m12s. Jakob Andersson (OK Linné) e Topi Anjala (Koovee) conseguiram as posições imediatas, com mais 33s e 44s do que o vencedor, respetivamente. Pedro Nogueira (ADFA), da classe Men Super Elite, João Mega Figueiredo (CN Alvito), da categoria Men Elite, e Mariana Moreira (CPOC), foram os melhores portugueses.