O piloto italiano tinha sido suspenso, depois de ter carregado intencionalmente no travão da mota de Stefano Manzi, quando iam lado a lado.
Corpo do artigo
Foi a 9 de setembro, na corrida do Grande Prémio San Marino, que o gesto de Romano Fenati correu todo o mundo. O piloto italiano havia sido "premiado" com a bandeira negra, por ter empurrado e carregado no travão da mota de Stefano Manzi.
O mau comportamento, tão característico do piloto, levou-o ao despedimento, rompimento do contrato, que tinha assinado para o próximo ano, e ainda duas suspensões, uma por parte da Federação Italiana de Motociclismo e outra pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Com tudo isto, Romano Fenati anunciou a retirada do desporto de duas rodas.
No entanto, foi esta sexta-feira divulgada a lista oficial dos pilotos pré-inscritos nas três categorias do mundial de 2019 e destaca-se o nome de Romano Fenati, que regressa assim ao Mundial de motociclismo, mas desce para a categoria de Moto3 [o castigo termina em fevereiro], com a mesma Honda do seu compatriota Tony Arbolino.