Kikas termina em nono, mas ainda lidera a corrida pela distinção de "Rookie do Ano"
Português falhou a passagem aos "quartos" no Meo Rip Curl Pro Portugal
Corpo do artigo
O percurso do surfista português Frederico Morais no Meo Rip Curl Pro Portugal chegou ao fim, depois de ter sido eliminado na quinta ronda, de repescagem, diante Mick Fanning, já três vezes campeão mundial.
Na última bateria do terceiro dia de competição (não consecutivo) na Praia de Supertubos, Kikas não conseguiu repetir o desempenho de 2015, perdendo para o australiano, que fez 11,87 pontos (8,50 e 3,37). O camisola 25 do World Tour terminou com 10 pontos (5,17 e 4,83).
Assim, Frederico Morais conclui a etapa portuguesa, 10.ª do circuito mundial, em nono lugar, amealhando mais 4000 pontos para o ranking no qual era à partida 13.º.
Como nenhum dos estreantes fez melhor do que o atleta luso, Kikas mantêm-se na frente pela distinção de "Rookie do Ano", faltando uma etapa para acabar a época, o Billabong Pipe Masters, entre 8 e 20 de outubro.
Com John John Florence apurado para os quartos de final, ainda há possibilidades do título ficar entregue em Peniche, tal como em 2016. O havaiano tem de chegar a finalista e esperar que Gabriel Medina não vença o evento.