Bronze de Patrícia Sampaio junta-se à prata conseguida na sexta-feira por Catarina Costa, na categoria de -48 kg.
Corpo do artigo
A judoca portuguesa Patrícia Sampaio conquistou a medalha de bronze na categoria -78 kg do Grand Slam de Tashkent, no Uzbequistão, ao bater a eslovena Metka Lobnik por waza-ari.
Patrícia Sampaio, de 23 anos, estreou-se na segunda ronda contra a jovem uzbeque Iriskhon Kurbanbaeva, 46.ª do ranking mundial, vencendo por waza-ari, após 46 segundos de golden score.
Nos quartos-de-final, contra a japonesa Rika Takayama, 24.ª da hierarquia, a judoca lusa não conseguiu evitar o ippon da nipónica, marcado no início do segundo minuto do combate.
A olímpica portuguesa discutiu o acesso ao bloco de finais com a número três do mundo, a alemã Anna-Maria Wagner, campeã mundial em 2021 e bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.
O confronto foi marcado pelo equilíbrio e entrou em período de "ponto de ouro" sem pontuações, perto dos três minutos de golden score, a portuguesa conseguiu um ippon, eliminando a germânica pela segunda prova consecutiva.
No seu último e derradeiro combate, perante a jovem eslovena Metka Lobnik, Patrícia Sampaio, 15.ª do ranking mundial, controlou e procurou a pontuação ao longo dos quatro minutos regulamentares, mas sem sucesso.
No ponto de ouro, Patrícia Sampaio demonstrou a sua superioridade, projetando a adversária e pontuando waza-ari, que lhe garantiu a conquista da medalha de bronze.
O bronze de Patrícia Sampaio junta-se à prata conseguida na sexta-feira por Catarina Costa, na categoria de -48 kg.
15948091