Bateu Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) e Rafael Silva (Efapel) numa chegada ao sprint
Corpo do artigo
Francisco Campos (W52-FC Porto) venceu este sábado a primeira edição da Rota da Filigrana, clássica de 132 quilómetros a ligar Gondomar à Póvoa de Lanhoso e uma das últimas provas do calendário nacional.
Uma fuga de cinco corredores (Joaquim Silva, W52-FC Porto; Márcio Barbosa, Aviludo-Louletano; Marcos Jurado, Efapel; e Luís Mendonça, Rádio Popular-Boavista) e Alejandro Marque (Sporting-Tavira) marcou o início da corrida, mas o grupo desfez-se após a única montanha do dia.
Passada a subida, em Barrosas, e a faltarem 53 quilómetros, sobraram na dianteira Márcio Barbosa, Luís Mendonça e Alejandro Marque, mas a vantagem da fuga nunca passou de 1m45s, pelo que o pelotão controlou a corrida à distância, proporcionando uma chegada ao sprint.
Nessa luta entre os homens mais rápidos, destacou-se o sub-23 Francisco Campos (W52-FC Porto), batendo Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) e Rafael Silva (Efapel), segundo e terceiro, respetivamente.
Luís Mendonça conquistou o título de melhor trepador, enquanto Luís Pereira (JV Perfis/Gondomar Cultural) foi o melhor elemento das equipas de clube. O Sporting-Tavira ganhou por equipas e a JV Perfis/Gondomar Cultural foi a melhor formação de clube.