A corrida GP de Barcelona é decisiva na atribuição do título de campeão do mundo de MotoGP
Corpo do artigo
O piloto espanhol Jorge Martín (Ducati), de 26 anos, sagrou-se campeão mundial de MotoGP pela primeira vez, ao ser terceiro no Grande Prémio de Barcelona, última prova da temporada.
Martin concluiu a corrida catalã a 3,506 segundos do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), seu único rival na luta pelo campeonato e que era bicampeão em título, com o espanhol Marc Márquez (Ducati) a ser segundo, a 1,474.
Com estes resultados, o piloto madrileno terminou o campeonato com 508 pontos, mais 10 do que Bagnaia e 116 do que Márquez, que recuperou a terceira posição, com Miguel Oliveira (Aprilia) a acabar em 15.º, com 75, depois de ser 12.º em Barcelona.
Jorge Martín (Ducati) é campeão do Mundo de MotoGP ao terminar o GP de Barcelona, última prova da época, na terceira posição. Pecco Bagnaia, bicampeão, venceu a corrida, ficando a 10 pontos do novo campeão
Jorge Martín, que segue no terceiro lugar, está a quatro quilómetros de sagrar-se campeão do Mundo de MotoGP
Jorge Martín está a cinco voltas de sagrar-se campeão do Mundo de MotoGP
Bagnaia continua liderar e Martín segue no terceiro posto. O espanhol é neste momento campeão mundial de MotoGP...
Erro de Bagnaia, que apesar da pressão de Márquez mantém a segunda volta. Este duo vai distanciando-se de Martín, que é neste momento virtual campeão. Miguel Oliveira segue no 12º posto
Neste momento, Jorge Martín lidera a classificação de pilotos com mais 10 pontos do que Bagnaia
Pecco Bagnaia lidera, seguido de muito perto por Marc Márquez e Jorge Martín. Miguel Oliveira é agora 13º classificado
Pecco Bagnaia continua a liderar. Marc Márquez ultrapassa Jorge Martín e sobe ao segundo lugar
Pecco Bagnaia é o primeiro a chegar à curva 1 do circuito de Barcelona Martín segue logo atrás. Miguel Oliveira é 14º
Jorge Martín necessita de somar sete pontos para ser campeão. Ou seja, mesmo que Pecco Bagnaia vença, o espanhol necessita "apenas" de ser nono classificado.
Outras contas
Se Martín terminar entre os 10.º e o 14.º lugares, será campeão no caso de Bagnaia acabar a corrida em segundo ou abaixo. Caso o espanhol conclua a corrida no 15.º lugar, será campeão se Bagnaia finalizar em em terceiro ou abaixo. Finalmente, no caso de Jorge Martín terminar fora dos pontos, será campeão se Bagnaia terminar a corrida em terceiro lugar ou pior.
Pecco Bagnaia não pode ser terceiro classificado ou abaixo, pois não somará pontos suficientes para ultrapassar Martín, seja qual a classificação do espanhol.
A partir das 13 horas, acompanhe a aguardada decisão do título de Moto GP, adiada ontem na corrida sprint com a vitória de Pecco Bagnaia.
Pecco Bagnaia vence a corrida sprint do GP de Barcelona, seguido de Enea Bastianini e Jorge Martín. A decisão do título fica adiada para a corrida de domingo, com início marcado para as 13h00. Martín necessita de somar sete pontos para ser campeão. Ou seja, se Bagnaia vencer, o espanhol necessita "apenas" de ser nono classificado.
Outras contas
- Jorge Martín será campeão se ganhar a corrida, ficar em segundo lugar e Bagnaia em terceiro ou pior, ficar duas posições acima de Bagnaia.
A corrida sprint do GP de Barcelona tem início às 14h00
Bagnaia lidera com pouco mais de um segundo de vantagem para Martín
Miguel Oliveira vai ganhando posições e é 19º classificado
Enea Bastianini (3º) volta a aproximar-se de Jorge Martín (2º)
Martín vai ganhando tempo ao líder Peccio Bagnaia
Enea Bastianini é ultrapassado por Jorge Martín, com o espanhol a conseguir distanciar-se
Pecco Bagnaia vai distanciando-se na frente da corrida, com Jorge Martín a descer para o terceiro posto
Pecco Bagnaia segue na frente de Jorge Martín. A manter-se assim não haverá campeão na corrida sprint
Miguel Oliveira arrancou da 14ª posição, mas desceu para o último posto depois de cruzar a linha de meta pela primeira vez
Pecco Bagnaia é o primeiro líder da corrida sprint de 12 voltas, seguido de Jorge Martín
Pilotos partem para a volta de formação da grelha e aquecimento
Miguel Oliveira partirá do 14.º lugar na grelha para a corrida sprint, que terá lugar este sábado às 14 horas. A corrida principal, que será a última prova da temporada, está marcada para domingo às 13 horas.
Jorge Martín pode ser campeão do Moto GP já na corrida sprint em Barcelona se ficar na frente de Pecco Bagnaia. A possibilidade desaparece se ficar no nono lugar ou abaixo.
Outras contas:
Jorge Martín será campeão, independentemente da posição de Pecco Bagnaia, se vencer a corrida sprint; se for segundo e o italiano terceiro classificado ou abaixo. De resto, terá de ficar dois lugares acima de Pecco.