Comité Olímpico Internacional ainda não decidiu se as duas modalidades estarão nos Jogos de Paris"2024.
Corpo do artigo
O boxe e o halterofilismo têm-se debatido com problemas internos, o que coloca em risco a sua continuidade nos Jogos Olímpicos. O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou ontem que será tomada, assim que possível, uma decisão sobre a participação, ou não, destas modalidades em Paris"2024.
No mês passado, uma investigação independente dirigida pela Associação Internacional de Boxe (AIBA) revelou a existência de um sistema de manipulação nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Relativamente ao halterofilismo, Thomas Bach afirmou, no princípio deste ano, ser necessária "uma boa governação e uma mudança na cultura da federação internacional".
Neste momento, boxe e halterofilismo fazem parte do programa de Paris'2024, que terá 32 modalidades. Têm sido várias as pressões sobre o COI, para aliviar o número de competições. Em Paris vai entrar o breakdancing, saindo karaté e basebol/softball em relação ao programa de Tóquio'2020.