Judoca do Benfica procura ser campeã europeia pela sexta vez, enquanto a atleta da Académica busca um pódio inédito
Corpo do artigo
Telma Monteiro (-52 kg) e Catarina Costa (-48 kg) apuraram-se este sábado para as meias-finais nas provas de judo dos Jogos Europeus de Minsk, que contam também como Campeonato da Europa, estando a medalha mais próximas para ambas.
A judoca do Benfica, que procura ser campeã da Europa pela sexta vez e é 16.ª do ranking mundial, bateu a polaca Anna Borowska (15.ª) no ponto de ouro, tendo pela frente a kosovar Nora Gjakova (terceira mundial e ouro no Europeu de 2018).
Já Catarina Costa (13.ª), da Académica de Coimbra, superou a espanhola Laura Abelenda (18.ª) com um waza-ari mesmo na reta final do combate, indo medir forças com a russa Irina Dolgova (sétima mundial). A jovem procura um pódio inédito num Europeu, numa época em que tem estado em bom plano - dois bronzes em Grand Slam.
Este sábado, dos oito portugueses em ação, já ficaram pelo caminho Joana Ramos, Mariana Esteves (-52 kg), Maria Siderot (-48 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Sergiu Oleinic, João Crisóstomo (-66 kg), todos ao primeiro combate, com a exceção de Siderot, que perdeu ao segundo para a oitava mundial Milica Nikolia.