Marchadora lusa estabeleceu um novo máximo planetário no domingo, cumprindo os 50 quilómetros em 4h08m25s
Corpo do artigo
À margem da visita ao Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo felicitou Inês Henriques pelo recorde mundial obtido no domingo nos 50 quilómetros marcha (4h08m25s).
"Dar uma palavra de reconhecimento à Inês Henriques. Fiquei, naturalmente, muito satisfeito por agora haver esta marca. É mais um recorde mundial, que pertence a uma atleta. É um motivo de orgulho para todos nós", disse.
O novo máximo foi estabelecido nos campeonatos nacionais de marcha de estrada de 35 e 50 quilómetros, aproveitando o facto de a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) ter aberto a distância ao setor feminino a partir deste ano.
A marchadora portuguesa, de 36 anos e com três participações olímpicas, foi mais rápida que a sueca Monica Svensson, que, em 2007, cumpriu a distância em 4h10m59s. No entanto, na altura a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) não reconheceu a marca, por não se tratar de uma distância oficial no setor feminino.