Leiriense da Toyota é o primeiro português a liderar à geral uma prova do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno
Corpo do artigo
"Conseguimos! É um novo capítulo na minha carreira, com a primeira vitória na classe absoluta, depois de três nos Challenger e 13 nos SSV. É sempre a puxar até chegar a casa, no domingo!", comentou João Ferreira em Badajoz, onde venceu a segunda etapa do Rally-Raid Portugal, passando a liderar à geral, à frente de Saaod Variawa e Lucas Moraes, todos os três com Toyota Hilux. O jovem leiriense é o primeiro português a liderar a categoria absoluta numa prova do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno.
Sempre ao ataque nos 429 km da etapa mais longa, entre Grândola e Badajoz, Ferreira teve sempre o Ford Raptor de Carlos Sainz como maior rival, pois os Dacia Sandrider foram sentindo problemas vários, deixando Nasser Al-Attiyah, Sébastien Loeb e Cristina Gutierrez todos a mais de dez minutos do português.
No final da etapa Sainz ficou a 1m03s (na geral cede um total de 5m20s) e a Toyota continuou a dominar pelo segundo dia consecutivo. João Ferreira tem agora 3m24s sobre o sul-africano Variawa e 3m46s sobre o brasileiro Moraes, sendo o veterano espanhol o quarto. Henk Lategan, com mais uma Toyota Hilux, desceu de primeiro a quinto, a 5m27s do leiriense.
A prova portuguesa do Mundial terá ainda mais três etapas até domingo, dia em que termina em Lisboa.